R. Guaíra, 22 - Macedo, Guarulhos - SP, CEP 07111-320
(11) 2443-2000 | 2479-3468 | 2408-5588

Rinologia – tratamentos para o nariz

Os problemas nasais são muito comuns, dentre eles, rinite, sinusite, distúrbios do olfato, polipose, obstrução nasal e desvio de septal.

O Centro de Otorrinolaringologia de Guarulhos dispõe dos mais modernos equipamentos para exames, análises e diagnósticos precisos, para assim identificar e ministrar o melhor tratamento aos seus pacientes.

Os problemas nasais mais comuns são:

Rinite

A rinite é causada pela irritação e/ou inflamação da membrana mucosa do interior da cavidade nasal.

Os sintomas mais comuns são: congestão nasal, fluxo nasal abundante, espirros e acúmulo de muco na garganta ou parte posterior do nariz.

A rinite mais comum é a alérgica, e seus sintomas podem ser: tosse, dores de cabeça, fadiga, sensação de mal-estar, entre outros.

Vírus, bactérias ou alergênicos são os principais causadores da inflamação da mucosa nasal.

Sinusite

Sinusite é uma inflamação de vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais. Geralmente a sinusite é associada a um processo infeccioso por vírus, bactéria ou fungo. Ela também pode estar associada a uma alergia ou a inalação de poluentes.

Distúrbios do Olfato

Os distúrbios do olfato têm muitas causas, algumas mais claras do que outras. O desencadeador mais comum são infecções respiratórias superiores.  Em alguns pacientes, a causa exata do distúrbio do olfato permanece desconhecida, mesmo depois que as causas mais graves são descartadas.

As principais causas são: polipose nasal, sinusite, distúrbios hormonais, exposição a determinados produtos químicos, como inseticidas e solventes, e alguns medicamentos também foram associados a distúrbios do olfato.

Desvio do Septo Nasal

Septo nasal é uma parede constituída por osso, cartilagem e mucosas que separam uma narina da outra. O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou durante o desenvolvimento dos ossos da face ou adquirido.

Obstrução Nasal

Obstrução nasal é quando qualquer fator impede o fluxo de ar para dentro e para fora do nariz . A obstrução pode bloquear uma ou ambas as passagens nasais . A maioria dos casos de obstrução nasal são temporários, causados ​​por rinite e sinusite.